segunda-feira, 8 de março de 2010

Citação

Há dias, numa reportagem televisiva ouvi a seguinte expressão :
" Nós queremos um país de cidadãos. Não queremos um país de cidadões."
Concordo em absoluto. Aliás, não podia estar mais de acordo. Não vou explicar o significado da frase num contexto específico porque cabe a cada um de nós reflectir.
Reflictam então. Vá, que eu espero.

1 comentário:

  1. Oi! Daqui fala a K! ;D
    Tens toda a razão quando te referes a essa frase com múltiplos sentidos. No meu entender acho que aponta tanto para a falta de "qualidade educacional" dos nossos jovens(e atenção que não me refiro somente às escolas, mas acima de tudo à instituição "pais" ou semelhante), como à negligência que nós todos "cidadãos" temos para com tudo o que nos rodeia. Se partirmos da primeira interpretação, então digo-te, amiga, que sou pessimista. Tenho mesmo receio desta nova geração, que se pensarmos bem, é por ela que vamos ser governados daqui a 30/40 anos e pelo que vejo, miúdos embebidos em toneladas de "desinformação" dos media, com falta de cultura geral e muito poucos são os que se safam a esta onda globalizante. Basicamente, acho que os miúdos estão totalmente alienados dos seus direitos e deveres, e os pais também têm culpa nisso... (Havia cá de ser comigo :D).

    Se tomarmos a segunda interpretação, então... isto assenta-nos como cidadão comum. Esquecemo-nos negligentemente dos nossos deveres de respeito para os outros e às vezes parece que vivemos na selva, ignorando os problemas dos outros ou então os outros mesmo. Só para dar um exemplo. Quantas e quantas vezes não se ouve o som da música num carro em altos berros às tantas da noite, quando supostamente é incómodo para quem já dorme. Quantas e quantas vezes vemos alguém com dificuldades para subir para um autocarro e ninguém se mexe para ajudar... O nosso dever, como cidadãos (e falo numa democracia), é ter direitos e deveres e cumpri-los em função de que vivemos em sociedade e não no meio do mato. O Homem é um ser social e por isso somos cidadãos, habitantes de um lugar em conjunto.

    Bj** K

    ResponderEliminar